quinta-feira, 8 de julho de 2010

Artemisia Gentileschi

Artemisia Gentileschi 
08 de julho de 1593 a data desconhecida do ano de1653

(Feliz Aniversário)


Auto-retrato
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Numa época em que a pintura era um mundo exclusivamente 
masculino, não por falta de talentos femininos, 
mas porque o acesso ao estudo e métier da pintura era 
reservado aos homens, Artemisia Gentileschi destacou-se 
neste mundo tornando-se o primeiro 
grande nome da pintura no feminino.
Artemisia Gentileschi nasceu em Roma em 1593. 
Era filha de um pintor talentoso Orazio 
Gentileschi, que dominava muito bem a técnica de claro/escuro, 
muito na linha de Caravaggio. 
Artemisia vai ser muito influenciada por estes grandes 
nomes da pintura barroca. 
Depois de receber os primeiros ensinamentos do seu pai, 
este, perante a impossibilidade desta frequentar a Academia, 
vai entregá-la aos cuidados de um amigo (Agostino Tassi). 
Tassi aproveitou-se da juventude e ingenuidade da jovem pintora. 
Acabou por seduzir e violar. 
Esta violação deu origem a um longo, humilhante e penoso 
processo judicial, a que Artemisia se viu exposta e vilipendiada.
Sabe-se hoje que Tassi acabou por ser condenado a um exílio 
de Roma por um período de cinco anos. 
Este exílio acabou por durar apenas quatro meses, 
graças às influências que ele soube mexer. 
A obra de Artemisia vai reflectir este desejo de vingança. 
Neste quadro, tema recorrente na pintora, 
o general assírio Holofernes é decapitado por Judite, 
que assim libertou o seu povo 
(judeu) do jugo dos pagãos. Judite é quase um auto-retrato 
da própria Artemisia: forte, vingadora e convicta. 
A degolação pode simbolizar a castração que ela 
certamente queria infligir ao seu abusador.
A pintora trabalhou arduamente para sustentar a família, 
visto que o seu marido, que gostava demasiado do jogo, 
apenas contribuía para que as dívidas se acumulassem.
Durante muito tempo a obra de Artemisia foi injustamente esquecida 
e por vezes atribuída a seu pai. 
Hoje o seu reconhecimento é universal e constata-se que 
a sua obra contém, em muitos casos, um ponto de vista único, 
feminino e até feminista, extremamente avançado 
para a sua época.



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