quarta-feira, 27 de junho de 2007

O Mais Maior de Grande Número 1

O Zé Povinho...

POIS BONS-DIAS MEUS SENHORES...

Ainda não se deram bem conta da minha existência.
E sou personagem importante, o meu nome é Zé Povinho.
Lá mais para o fim do século hei-de ser bem representado
mas quem me vai dar vida ainda não nasceu.
O país anda às voltas. Parece que não se entendem.
Isto do Rei ter fugido para o Brasil veio trazer grandes complicações.
Ora uns, ora outros, todos querem o poder.
Como se não bastasse a política,
juntou-se-lhe uma guerra de irmãos - D. Pedro (o Liberal) ,
D. Miguel (o Absolutista). E o poder vai saltando de mãos
durante algum tempo até que as coisas se estabilizem.
No meio cá ando eu. Lá vou observando o que se passa.
Não sou político, mas vou tirando as minhas conclusões.
Não é que elas valham muito agora, mas há-de chegar
um dia que todos encherão a boca com o meu nome.
Aguento como posso, e quando as coisas me irritam,
encho-me de força. Arreda que vai tudo em frente.
Não acreditam? Pois bem, eu vos conto.
...
Rafael Bordalo Pinheiro

Sem comentários:

Santa Poesia