quarta-feira, 1 de dezembro de 2004

A Pele em Pedaços

Um quadro pintado a óleo, durante o Renascimento, com rachaduras, estalado, com rachaduras; com rugas profundas, uma obra prima, de um pintor que não aceitava o título de pintor.
Um sorriso enigmático, olhar de soslaio, olhar hipnótico, um fundo em chamas, impressões surreais nas retinas de quem olha aquele olhar, de quem se rende ao sorriso, de quem queria ser tão bom pintor quanto aquele cientista; de quem lê as rachaduras na superfície da pele, a óleo, do quadro; de quem acha que já era hora daquele sorriso dar uma passadinha na Corporación Dermoestetica!!!

Já agora, se um gajo que diz que não é pintor pinta um quadro desta maneira, imaginem se ele resolve ser pintor... eu cá acho, com meus botões, que como cientista ele era um grande pintor.
O tipo era um génio, conseguiu esboçar uma boa parte das máquinas que para nós são banais e para o seu tempo não passavam de alucinações alquímicas. Se calhar, sem saber, seus estudos anatómicos é que abriram caminho para a existência da Corporación Dermoestetica.

Dizem, além do mais, que o quadro é uma muito bem engendrada forma de nos ludibriar, uma espécie de auto-retrato “drag queen” renascentista, em que o pintor, que não o era, faz da meta-linguagem (invenção do séc. XX) uma forma expressiva de sua própria homossexualidade. (Desculpem o termo, mas não há outro, se quiserem podem interpretar a frase como: “uma paneleirice de autor”.) E, se assim foi, palmas para ele, que mais uma vez confirmou sua genialidade de pintor! Não que já não estivesse antes comprovada pela “Virgem dos Rochedos” ou pela “Última Ceia”, onde, se repararmos bem, o Cristo tem a cara igual à da mulher do outro quadro, que por sua vez tem a do cientista que não era pintor, mas era um génio!!!

E que pele tinha o artista cientista drag queen, pena que, com os anos, criou lá suas rugazitas...
É bela a pintura, é belo o sorriso é belo o cientista que mora na pele do pintor, é bela a obra que sobrevive 500 anos... A Corporación financia em até 5 anos...A pele, o sorriso e as rugas ficaram no tempo, racharam. A pele, o sorriso e as rugas racharam com o tempo, ficaram.

E os japoneses, parados, em frente à obra, com suas câmaras, desconhecem a existência da Corporación Dermoestetica.

Sem comentários:

Santa Poesia