sábado, 10 de julho de 2010

Calvino

João Calvino 
10 de Julho de 1509 a 27 de Maio de 1564

(Feliz Aniversário)




A conversão de Calvino ao protestantismo permanece 
envolta em mistério. Sabe-se apenas que ela se deu 
entre 1532 e 1533 (Calvino tem 23 ou 24 anos). 
Um texto escrito por Calvino em 1557 como prefácio 
ao seu comentário sobre os salmos oferece-nos 
alguns parcos pormenores:
"Após tomar conhecimento da verdadeira fé 
e de lhe ter tomado o gosto, apossou-se de mim um 
tal zelo e vontade de avançar mais profundamente, 
de tal modo que apesar de eu não ter prescindido 
dos outros estudos, passei a ocupar-me menos com eles. 
Fiquei estupefacto, quando antes mesmo do fim 
do ano, todos aqueles que desejavam conhecer 
a verdadeira fé me procuravam e queriam 
aprender comigo - eu, que ainda estava apenas no início! 
Pela minha parte, por natureza algo tímido, 
sempre preferi o sossego e permanecer discreto, 
de modo que comecei a procurar um pequeno 
refúgio que me permitisse recolher dos Homens. 
Mas, pelo contrário, todos os meus refúgios 
se tornavam em escolas públicas. Em resumo, 
apesar de eu sempre ter pretendido viver incógnito, 
Deus guiou-me por tais caminhos, onde não encontrei 
sossego, até que ele me puxou para a luz 
forte, contrariando o meu carácter, e como 
se costuma dizer, me colocou em jogo. 
E, na verdade, deixei a França e dirigi-me 
para a Alemanha para que ali pudesse viver 
em local desconhecido, incógnito, 
como sempre tinha desejado."
Note-se que a França e Alemanha não existiam 
no sentido de hoje mas sim em termos 
de zonas de língua francófona ou alemã.

Sem comentários:

Santa Poesia